Porque as árvores do Cerrado são retorcidas

15 de abril de 2009


A vegetação do cerrado é influenciada pelas características do solo e do clima, bem como pela frequência de incêndios. O excesso de alumínio provoca uma alta acidez no solo, o que diminui a disponibilidade de nutrientes e o torna tóxico para plantas não adaptadas.

Já outra hipótese propõe que o formato tortuoso das árvores do cerrado se deve à ocorrência de incêndios. Quando a frequência de incêndios é muito elevada, a parte aérea (galhos e folhas) do vegetal não pode se desenvolver e ele se torna uma planta anã. Pode-se dizer então, que a combinação da sazonalidade (diferentes climas nas estações), deficiência nutricional dos solos e ocorrência de incêndios determina as características da vegetação do cerrado.


André Stella e Isabel Figueiredo

Ciência Hoje - março 2008

O que são doenças auto-imunes


A auto-imunidade é uma forma patológica de um mecanismo natural do organismo, a resposta imune, cuja função é reparar tecidos lesionados, como o miocárdio após um infarto, e combater infecções por bactérias e vírus por maio de células e anticorpos.

Existem diversos fatores passíveis de desencadear as doenças auto-imunes. Os mais comuns são desequilíbrios hormonais, infecções e até uma predisposição genética, que, nesse caso, pode acelerar ou agravar a sua evolução.


Joseli Lannes (Instituto Oswaldo Cruz)

Revista Ciência Hoje - março 2008