Vamos lá...
Calorimetria é a área da física que estuda o calor. A transferência de calor entre dois ou mais corpos pode ocorrer de três formas:
Condução: geralmente ocorre em materiais sólidos. O calor se propaga por condução ao longo de um corpo por meio da agitação dos átomos e moléculas que o compõem, sem que haja transporte dessas partículas.
Convecção: é um processo em que a energia térmica (calor) é propagada mediante o transporte de matéria, ocorrendo, portanto, deslocamento de partículas. Assim, acontecem em líquidos e gases.
Capacidade Térmica: é uma grandeza física que define a variação térmica de um corpo ao receber certa quantidade de calor. Quanto mais elevada for a capacidade térmica de um corpo, maior será a quantidade de calor que ele precisa receber para que sua temperatura se eleve. A capacidade térmica (C) de um corpo é calculada assim: C= ΔQ/ΔT, onde ΔQé a quantidade de calor fornecida ou recebida e ΔT, a variação de temperatura.
Calor específico: é a capacidade térmica por unidade de massa, ou seja, cada material tem seu calor específico independente da massa. Pode ser calculado por c= C/m.
Calor sensível: é a quantidade de energia térmica de uma substância qalquer deve perder ou receber para que ocorra variação de sua temperatura. Matematicamente: Q= m.c.ΔT.
Calor latente: é a quantidade de energia térmica (calor) que uma unidade de massa de uma substância qualquer deve perder ou ganhar para que ela mude de estado físico. Ou ainda: Q= m.L --> L= Q/m.
Princípio geral das trocas de calor: diz que, se dois ou mais corpos trocam calor entre si, a soma algébrica das quantidades de calor trocadas por eles, até o estabelecimento do equilíbrio térmico, é nula.
Adaptado de: Curso preparatório ENEM 2010, volume 15, editora Abril.
3 comentários:
o professora por favor faça a prova facil né by ;janinha te ador..
já tá feita e tá muito facinha!!! ;-) kk
sera que ta facil mesmo?
Postar um comentário