Uma grande DESCOBERTA!!!

17 de dezembro de 2008

Chegamos ao fim do 4º seminário TONOMUNDO!
Nesses seminários a troca de experiências é muito grande e proveitosa e com esse não foi diferente. Mas umas das experiências apresentadas chamou muito minha atenção, simplesmente por ser ligada as Ciências.
Um grupo de Jovens estudantes Fábio, Kleyton, Emerson e Geórgia da Escola Devaldo Borges - Gravatá/PE, fizeram uma grande descoberta: Um BIOFORMICIDA.
Tudo começou com um projeto chamado experimentoteca, no qual vários estudantes estavam produzindo perfumes, sabonetes e essências, porém surgiu um problema, como as essências são adocicadas começou a atrair formigas para o laboratório de química. Eles queriam fazer um formicida que não prejudicasse as essências, alimentos e muito menos o meio ambiente.
Pesquisaram sobre formigas: alimentação, costumes, fisiologia e anatomia, e eis que surge a surpresa junto com a descoberta!!! Encontraram alguns alimentos que formigas gostavam e que juntos causavam um bloqueio na respiração traqueal das mesmas e daí surgiu o bioformicida que é totalmente natural!
Os alunos participaram do Ciência Jovem, uma feira de ciências que acontece no Espaço Ciência - PE, no qual conseguiram o 1º lugar na categoria Desenvolvimento Tecnológico, e se classificando para a etapa Nacional que irá acontecer em Porto Alegre - RS em 2009.
Vamos lá Pessoal!!! Queremos ver vocês no topo!

2 comentários:

BIOFORMICIDA disse...

nos todos gostamos da entrevis obrigado professora elen vamos continuar nos comunicando e esse ano que vem esta chegando cheio de novidades obrigado!

Maria José de Barros disse...

Que legal!
Olha aí os alunos da rede pública mostrando a que vieram!
Parabéns! Quero a receita!

Cheiro