Por que os PORÍFEROS são classificados como animais?

16 de agosto de 2009




Inicialmente, foram consideradas plantas, pois não se compreendia ainda sua anatomia e fisiologia. No final do século 18, importantes naturalistas, como Lineu e Lamarck classificaram as esponjas como zoophyta (animais-plantas) ou pólipos (semelhantes a cnidários). Foi o naturalista inglês Robert Edmond Grant que, em 1836, criou o nome porifera por causa da presença de poros em sua superfície.


A posição do filo foi aceita apenas no início do século 20. A descoberta do fluxo de água através de seus canais inalantes e exalantes tornou claro seu modo de nutrição: filtração de partículas em suspensão na água, caracterizando-se como organismo heterotrófico, ou seja, que não produz seu próprio alimento. Mais recentemente, dados de biologia molecular também confirmaram essa posição do filo porifera.


Entre eles, pode-se citar a presença de genes envolvidos no processo de morfogênese, células de adesão (que promovem a ligação célula-célula e célula-matriz) e colágeno (proteína exclusiva dos animais).




Suzi Meneses Ribeiro ( Museu Nacional, Universidade Federal do Rio Janeiro)


Abril 2008

0 comentários: