Dinâmica (resumo)

18 de setembro de 2010

Olá pessoal!! Vamos fazer uma revisão sobre dinâmica??

Acredito que vocês já sabem que Dinâmica é a parte da Física que estuda as causas dos movimentos. Uma celebridade nessa área foi sir Issac Newton (1642 - 1727), que elaborou os princípios fundamentais para que os problemas relacionados ao movimento dos corpos fossem entendidos.




Sabemos também que a Força é uma grandeza vetorial, porque para conhecê-la, precisamos saber seu valor (módulo), direção e sentido.

Existem duas unidades para medir Força: a 1ª é o quilograma força (kgf), equivalente ao peso de um quilograma-padrão, ou seja 1 Kg = 1 Kgf. A outra é o Newton (N), que corresponde ao quilograma multiplicado pela aceleração da gravidade (9,8 m/s², podendo ser arredondado para 10), assim 1 Kgf = 9,8 N.

Força de contato: há contato físico entre os corpos que está atuando a força, como pessoas que empurram um carro.



Força de campo: atua a distância, sem necessidade de contato entre os corpos, como a força da gravidade da Terra.

Leis de Newton

1ª Lei: Também chamada de Lei da Inércia, descreve o que ocorre com os corpos em equilíbrio. Na ausência de forças, um corpo em repouso só permanece em repouso e um corpo em movimento move-se em linha reta com velocidade contante. O mesmo ocorre quando a resultante das forças que atuam em um corpo for nula.

2ª Lei: O Princípio Fundamental da Dinâmica, a aceleração que um corpo adquire é diretamente proporcional à resultante das forças que atuam nele e tem a mesma direção e o mesmo sentido dessa resultante. A equação que demonstra esse princípio é F=m.a.

3ª Lei: Lei da ação e reação, enuncia que, quando um corpo (A) exerce uma força sobre outro corpo (B), o corpo B reage sobre o A com força de mesma intensidade (módulo), mesma direção e sentido contrário.

Adaptado de: Curso preparatório ENEM 2010, volume 7, editora Abril

0 comentários: