Movimento Circular (resumo)

18 de setembro de 2010

Vamos lembrar o que foi aprendido sobre movimento circular?

Se liga aí que tá na hora da revisão!!! kkk (Tele-curso)

Movimento circular: quando um objeto ou um ponto material se desloca numa trajetória circular ou numa circunferência, dizemos que ele desenvolve um movimento circular. O ponteiro de um relógio, a roda de uma bicicleta e a montanha russa de um parque de diversão realizam movimentos circulares.








Frequência: é dada pela divisão entre o número de voltas realizadas e o tempo gasto para efetuá-las. A fórmula matemática da frequência é f= número de voltas efetuadas/tempo gasto nas voltas. A unidade de medida de frequência é o hertz (Hz).

Velocidade Angular (ω): a relação entre o ângulo descrito pela partícula (Δθ) em um movimento circular e o intervalo de tempo gasto para descrevê-lo (Δt). A equação que define a velocidade angular é ω= Δθ/Δt. A velocidade angular revela a rapidez com que a partícula está girando. Quanto maior for a velocidade angular, maior será o ângulo descrito por unidade de tempo e, consequentemente, mais rápido será o giro da partícula.

Aceleração Centrípeta: em um movimento circular uniforme, o módulo da velocidade é constante e sua aceleração tangencial é nula. Mas a direção do vetor velocidade varia, deixando claro que existe uma aceleração presente no fenômeno. Essa aceleração, que chamamos de centrípeta, mantém o corpo na curva. A aceleração centrípeta (ac) é proporcional ao quadrado da velocidade e inversamente proporcional ao raio da circunferência. Sua fórmula é a seguinte: ac= v²/R, em que v é a velocidade do movimento e R o raio da circunferência.







Adaptado do livro: Curso preparatório ENEM 2010, volume 7, editora Abril

2 comentários:

Mariana Carolayne disse...

muito bom pra estudar.

joana d'árc 1°D disse...

valew msm professorinha num tem melhor pra se dar bem essa revisãozinha
kkkkkkkkkkkkkkkk